O Leilão da Venda de Vinhos dos Hospices de Beaune
O evento é um leilão de caridade que aconteceu pela primeira vez em 1795 no qual são vendidos os vinhos produzidos pelos Hospices de Beaune.
Hoje um museu, a entidade dos Hospices de Beaune foi inaugurada no século XV por Nicolas Rolin e sua esposa Guigone de Salins para funcionar como uma Santa Casa. O hospital foi operado até o século XX pelas freiras enfermeiras que dedicavam suas vidas aos doentes que não podiam pagar por tratamentos médicos.
Ao longo dos anos, a entidade recebeu doações de produtores locais como forma de agradecimento pelo cuidado aos enfermos e à população local. Assim, hoje os Hospices de Beaune possuem aproximadamente 60 hectares de vinhas entre a Côte d’Or e o Mâcon e, a partir deles, produzem os seus próprios vinhos tintos e brancos nas apelações Village, Premier Cru e Grand Cru.
Esses vinhos são leiloados dentro das suas peças de barris anualmente no leilão dos Hospices de Beaune, que acontece todo 3° domingo de novembro, e a renda é revertida para o hospital público moderno da cidade de Beaune. Esse leilão que marca o término da safra vigente é considerado o evento mais importante da região e um dos mais conhecidos no mundo do vinho.
A equipe da Anima Vinum participa ativamente do leilão todos os anos!