Pinot Noir, a rainha das uvas tintas

Conhecida como a Rainha das uvas tintas, não apenas por sua delicadeza e elegância, a Pinot Noir se desenvolve com maestria e se destaca pela sua complexidade e versatilidade. 

Além disso, os seus cachos são pequenos e frágeis, a pele da uva é fina e delicada, por isso, exige maior dedicação no seu cultivo. 

Originária da Borgonha, a sofisticada Pinot Noir hoje em dia é também cultivada em outras regiões como: Nova Zelândia, Oregon, Alemanha, África do Sul, Chile e até na Patagônia. 

Neste artigo vamos descobrir tudo sobre a Pinot Noir. Desde a sua história até o plantio e as característica organolépticas.

História da Pinot Noir

Essa é uma das mais antigas variações de uvas existentes. Ela é cultivada na região da Borgonha desde o século I D.C. Enquanto algumas lendas sugerem que essa uva chegaram à região por meio de invasões, que nos remete ao cultivo da Pinot Noir na Bourgogne anterior às conquistas do Império Romano. 

Fato é que, monges usavam as uvas Pinot Noir para realização de seus sacramentos há muito tempo. Tanto que foi no século VI que grande parte das terras da Borgonha foi cedida às igrejas para plantação da uva.

Plantações de Pinot Noir

Após alguns dados históricos, veremos agora quais são as principais características do cultivo dessa uva.

Essa variedade é extremamente complexa, frágil, de maturação precoce e muito sensível ao terroir. Por isso ela tem dificuldades de crescer adequadamente em um clima muito quente ou muito frio, as vezes dependendo do clima e do terroir ela não consegue atingir o perfeito desenvolvimento para alcançar aromas ou outras características necessárias á uma boa qualidade. Grande tem que ser também a habilidade do Enólogo para a correta elaboração do vinho. 

É fato que a localização perfeita para o cultivo e a vinificação desta uva é a Côte D’or, na Bourgogne, aqui são escolhidos os melhores Clones e as mais averiguadas técnicas de vinificação permitindo que todas as nuances do Terroir sejam perfeitamente expressas.

No local há boa exposição solar e clima brando, solo bem drenado e rico em elementos minerais com presença de argila. Tudo isso permite que  os vinhos tintos da Bourgogne tenham um grande destaque por isso são uma referência no mundo todo.

Características dos vinhos Pinot Noir

Assim como já dissemos anteriormente, esses vinhos são um dos mais valorizados no mundo, tanto é que várias outras regiões se dedicaram ao cultivo e a vinificação de Pinot Noir fora da Bourgogne.

O melhor exemplo é Champagne, outra Região que tem uma longa tradição de produção de vinhos com a Pinot Noir que com o tempo se aprimorou na produção dos melhores vinhos espumantes do mundo.

Além dos bons resultados da Alemanha, Oregon, Nova Zelândia e outros.

Esse vinho apresenta quase sempre uma cor ruby brilhante, aromas florais e de frutas selvagens frescas quando novo, mas que com o tempo se transformam em toque de especiarias, tabaco, sur bois e couro. 

Ao paladar apresenta uma prazerosa acidez, pouca adstringência, elementos terrosos e florais. Isso porque, em conjunto com as características naturais do solo os produtores de vinho da região tem uma grande habilidade em escolher a cada safra e a cada uva as técnicas de fermentação adequadas.

Ao ser combinado com alimentos, o vinho elaborado através da uva Pinot Noir se mostra extremamente versátil, sendo possível a sua combinação com diversos pratos e diversas carnes e queijos.

Curiosidades da Pinot Noir

A uva Pinot Noir tem predisposição de clima parecidas com as da uva Chardonnay. Logo, muito provavelmente você encontrará na mesma região as duas variedades.

Outra curiosidade é que as uvas Pinot Noir têm o mesmo DNA das uvas Pinot Gris e das uvas Pinot Blanc.

A Pinot Noir uma das poucas variedades de uvas vermelhas que nos proporcionam bons resultados em vinho tinto, vinho rosé, branco tranquilos ou espumantes.

Dificilmente a uva Pinot Noir se presta a assemblages com outras uvas tintas.

Na Anima Vinum temos mais de 200 diferentes vinhos elaborados a partir da uva Pinot Noir confira no catálogo de vinhos.  E se você quer conhecer mais sobre os surpreendentes vinhos dessa região não deixe de acessar nossos artigos.

FILTROS DE BUSCA

  • TIPO

  • REGIÃO

  • PRODUTOR

  • UVA

  • SAFRA

  • ORDENAÇÃO

  • Limpar filtros