La Route des Grands Crus, 60 km de paisagens por grandes vinhedos de prestígio

La Route des Grands Crus, 60 km de paisagens por grandes vinhedos de prestígio

Como você bem sabe, a Borgonha é responsável por produzir os mais sublimes vinhos do mundo. Isso graças a feliz combinação de seu solo, clima e diversos outros fatores que somente podem ser encontrados ali.

É por esse motivo que, os admiradores de vinho se interessam tanto por conhecer a região e contemplar de perto o notável talento dos enólogos franceses.

Neste artigo, desvendaremos a Route des Grands Crus. Um roteiro completo acerca da história e paisagem das vinhas do norte da Borgonha, caminho traçado constantemente pelos amantes da região.


La Route des Grands Crus

A Route des Grands Crus cruza por diversos climats e paisagens específicos da Borgonha, que conjuntamente com a região de Champagne são considerados patrimônios da humanidade pela Unesco.

É possível chegar a Route Touristique des Grand Cru ao pegar um trem desde Paris. Este leva cerca de duas horas para chegar até o início da rota do vinho em Dijon.


Rota entre Dijon e Corgoloin

Assim, o primeiro trecho da rota do vinho começa em Dijon e termina em Corgoloin. Neste momento, é possível observar a famosa Côte de Nuits, local em que são elaborados 24 dos 33 grands crus da Borgonha.

Por conta da sua pequena extensão de 300 metros de largura, essa região é apelidada de Champs-Elysées.

Em Nuit é possível visitar o L’Imaginarium na comuna de Nuit- Saint-Georges. Esse local oferece aos visitantes a possibilidade de entender como ocorrem os cuidados com as videiras ao longo do ano. Tudo isso através de duas incríveis exposições organizadas no local.

Além disso, os colaboradores da L’Imaginarium te convidam a experimentar os melhores vinhos da Côte de Nuits. No local ainda há um espaço de 250m² dedicados especialmente a venda dos produtos locais.

Descobertos todos os encantos entre Dijon e Corgoloin, a rota do vinho passa de Corgoloin e Beaune até Santenay.


Rota entre Corgoloin até Santenay

Este é o momento em que se chega a região da Côtes de Beaune. Ao percorrer esse trecho é possível observar belas casas de pedras antigas dos viticultores da região.

Quase todas as casas guardam antigas adegas datadas do século XVIII ou XIX e podem ser visitadas graças a hospitalidade dos moradores locais.

A Côtes de Beaune abriga ainda construções clássicas do local, como é o caso dos castelos de Corton André, Pommard, Meursault e Chassagne Montrachet. E, em especial, o conhecido Hospices de Beaune, vilarejo em que acontecem os famosos leilões de Beaune.

Para conhecer uma parte desse vilarejo, é possível agendar uma visita no Hôtel-Dieu, hospital fundado em 1433 por Nicolas Rollin, atualmente convertido em um museu para preservar a história local.

Ainda neste trecho, é possível visitar o castelo de Vougeot, uma das construções milenares de Borgonha.

Este foi construído no século XII por monges da abadia Citeaux e sustentado pelos senhores da Borgonha. Assim, surgiu a prestigiada denominação de Vougeot que produz excelentes vinhos até os dias atuais.


Incursões pela Route des Grands Crus

Se você deseja percorrer toda Route des Grands Crus é possível fazer toda a incursão em apenas um dia. Assim, é possível conhecer a milenar história e paisagens de Borgonha.

As opções de como fazer a Route des Grands Crus são variadas. Logo, se você deseja explorar a rota do vinho a duas rodas, entre Beaune e Santenay, há a Véloroute. Em que você pode explorar todas as belas paisagens de Borgonha de bicicleta.

Se desejar, ainda há a alternativa de explorar uma das trilhas da Route des Grands Crus apenas caminhando. Ou ainda viajar a cavalo ou trem.


La Route des Grands Crus, conheça as vinhas da Borgonha

Neste artigo nós desvendamos a Route des Grands Crus, quais são as principais rotas e passeios locais. Bem como quais são as melhores possibilidades de incursão para os visitantes.


Se você deseja obter para sua coleção de vinhos um dos exemplares da Borgonha, acesse o catálogo da Anima Vinum. E para conhecer ainda mais sobre a região, acesse os nossos artigos.

FILTROS DE BUSCA

  • TIPO

  • REGIÃO

  • PRODUTOR

  • UVA

  • SAFRA

  • ORDENAÇÃO

  • Limpar filtros