Bourgogne Tonnerre, saiba mais sobre essa região da Borgonha

Bourgogne Tonnerre, saiba mais sobre essa região da Borgonha

Certamente você já conhece os vinhos da Borgonha, a tradicional região produtora de vinhos da França. É neste local em que são produzidos os mais renomados vinhos do mundo, dentre eles os vinhos de Bourgogne Tonnerre.

Elaborado a partir de pequenos vinhedos situados ao norte da Borgonha, vizinhos da famosa região de Chablis. Sua produção é pequena e especial. Para os amantes do garimpo, esse é um verdadeiro achado!

Neste artigo, vamos apresentar as características do Bourgogne Tonnerre, sua história bem como a seleção especial da Anima Vinum.


História de Bourgogne Tonnerre

A partir do século X, monges das abadias de Quincy começaram a desenvolver a produção de vinho local que ocorreu até o final do século XIX. Porém, a produção foi interrompida por um longo período.

Foi somente em 1987 que esses vinhedos foram reativados e voltaram a produzir vinhos de excelente qualidade.

A Appellation d’origine contrôlée (AOC) foi reconhecida somente quatorze anos depois, em julho de 2006. Fazendo com que essa fosse acrescentada a seleta lista de apelações da Borgonha.


Características

A área definida desde 2006, conta com vinhedos de 6 municípios, são elas as comunas de Dannemoine, Épineuil, Junay, Molosmes, Vézinnes e Tonnerre, situada na região de Yonne. 

Sua área de produção é significativamente menor que a de outras zonas vinícolas e compreende cerca de 30 hectares em que são produzidas em sua maioria uvas Chardonnay, matéria prima do vinho branco.


Solo e clima

A vinhas de Bourgogne Tonnerre estão localizadas nas encostas de ambos os lados do rio Armançon, um afluente do rio Yonne, voltadas para o sudeste, entre 200-300 m acima do nível do mar. O solo se formou no período kimmeridgiano, o que o torna rico em calcário e marca o sabor dos vinhos produzidos no local.

A formação rochosa de calcário dessa região associada ao seu clima continental favorece a produção de excelentes vinhos.


Características dos vinhos de Bourgogne Tonnerre

A A.O.C. Tonnerre comporta a produção de vinhos brancos e tintos. 

A preferência das famílias nobres de Paris no século XVIII era para os brancos, muito perfumados, com bom carácter e de boa longevidade. Nunca faltava um bom Tonnerre nas mesas mais renomadas das famílias da alta sociedade francesa da época. 

Os tintos representam uma raridade ainda nos dias de hoje. Por a Região ter um solo prevalentemente calcário e perfeito para grandes brancos, pouco são os produtores que elaboram tintos, mas o resultado é um tinto, com elegância, delicadeza e boa mineralidade.


Produções locais

Como nós já vimos, entre as produções de Bourgogne Tonnerre não há nenhuma que não se destaque por sua excelência de produção e sabor. 

Conheça duas opções disponíveis na seleção especial da Anima Vinum:


Bourgogne Tonnerre – Le Parc du Château, 2016

Assim como outros vinhos produzidos em Bourgogne Tonnerre esse vinho é um autêntico vinho branco (Chardonnay). Este vinho apresentam uma evolução interessantíssima, quando jovem apresenta muita mineralidade, lembrando frutas cítricas, lichia, pêra e maçã verde. Com o passar do tempo, se transforma e um típico vinho da Bourgogne, vai adquirindo estrutura, equilibrando a acidez e automaticamente lembra frutas mais tropicais como manga e banana, sem perder o frescor.

Produzido por Domaine Dampt em Grand Auxerrois, seu tempo de amadurecimento é cerca de 7 meses em cubas de inox, não passa por madeira. 


Bourgogne Tonnerre Champs d’Oiseaux, 2017

Esse é um Pinot Noir produzido também pelo Domaine Dampt em Grand Auxerrois, de safra  2017. É  a escolha perfeita para quem gosta de um tinto delicado com toques minerais, lembrando maresia com toques de frutas do bosque.

Remete também a aromas vegetais como manjericão e arruda, se apresenta limpo na boca e com taninos presentes, mas bem equilibrados. Boa acidez e bela persistência. 

Seu tempo de amadurecimento leva cerca de 10 meses para ser completado.


Bourgogne Tonnerre, saiba mais sobre essa região da Borgonha

Neste artigo, nós conhecemos a Bourgogne Tonnerre, sua história, características e produções locais. Além disso, mostramos dois vinhos desta região que estão disponíveis em nosso catálogo.

Se você deseja obter um destes vinhos para sua coleção, ou conhecer outras importantes regiões vinícolas francesas, não deixe de visitar nosso site e acessar nossos artigos.

FILTROS DE BUSCA

  • TIPO

  • REGIÃO

  • PRODUTOR

  • UVA

  • SAFRA

  • ORDENAÇÃO

  • Limpar filtros