Saiba como armazenar seu vinho de forma adequada

Saiba como armazenar seu vinho de forma adequada

Organizar sua coleção de vinhos em um ambiente deslumbrante é importante. Entretanto, mais que dispor os vinhos de forma organizada, manter as condições de armazenamento adequadas é essencial para o amadurecimento e conservação do vinho.

Isso porque, se fornecidas as condições propícias, os vinhos podem amadurecer conforme suas propriedades exigem. Além disso, a conservação adequada permite que condições externas, como temperatura e luminosidade, não alterem o sabor original da bebida.

Neste artigo serão indicadas as condições de armazenamento ideais e também algumas dicas de como manter uma adega pessoal em sua casa.


Condições ideais da adega

Dentre as condições ideais para armazenar vinhos pode-se elencar: temperatura ideal, umidade do ambiente, luminosidade, movimentações, posição das garrafas, um espaço livre de odores e por fim, o tempo de maturação. 

Adiante, serão destrinchadas cada uma dessas condições:


Temperatura ideal

As flutuações de temperatura, especialmente diurnas, são prejudiciais para o vinho. Portanto, é essencial guardar suas garrafas em um local onde a temperatura seja mantida entre 10° e 14°, idealmente homogênea. Uma temperatura superior a 14° acelera o processo de envelhecimento do vinho e, inversamente, uma temperatura muito baixa diminui a velocidade.

Também, se armazenado em uma temperatura abaixo da ideal, a rolha endurece e perde sua elasticidade. Isso permite a entrada de ar na garrafa e faz com que o vinho oxide.


Umidade do ambiente

Assim como a temperatura ambiente é imprescindível, a umidade deve ser um dos fatores de atenção para armazenar vinhos.

Isso porque, se a umidade do ar for baixa, a rolha pode secar e permitir a entrada de ar na garrafa de vinho. Ao contrário, com a umidade alta a rolha pode apodrecer.

Logo, o ideal é manter a umidade estável entre 65% e 75%. Assim, o vinho poderá ser conservado devidamente.


Luminosidade 

A luminosidade ambiente é um fator importantíssimo para preservação do vinho. Tanto que parte expressiva das garrafas de vinho são engarrafadas em vidros escuros.

Desse modo, o ideal é conservar a bebida em ambientes escuros. Sem luz, natural ou artificial, direta. A razão para isso é que a luz acelera o envelhecimento do vinho tornando-o com o tempo mais escuro alterando também o sabor.


Movimentações

Movimentar as garrafas de vinho constantemente é prejudicial para a bebida. Pois se uma garrafa de vinho for submetida a movimentações contínuas isso impede que seu conteúdo descanse acelerando o envelhecimento e impedindo a sedimentação dos taninos. Manter o vinho protegido de movimentações faz com que ele amadureça da maneira ideal, respeitando o seu processo de desenvolvimento.


Posição da garrafa

As garrafas de vinho não devem ser preservadas na vertical. Pois, se a garrafa for mantida nessa posição será impossível para o vinho entrar em contato com a rolha.

Assim, ela poderá desidratar e permitir a entrada de oxigênio na garrafa. É por isso que, as garrafas precisam ser mantidas na horizontal. Dessa maneira, a rolha permanecerá sempre úmida e continuará preservando o vinho.


Espaço livre de odores

Maus odores e mofo ameaçam a boa conservação dos vinhos. Para evitar que odores externos transpasse a rolha e alterem o sabor do vinho, a bebida não deve ser armazenada próximo a alimentos ou em qualquer outra condição em que seja plausível a alteração do seu sabor original.


Tempo de maturação

Além de todos os fatores relacionados com o espaço de armazenamento enumerados acima, entender o tempo de amadurecimento do vinho é fundamental para o armazenamento.

Isso porque, deve-se entender e respeitar o tempo que cada vinho leva para atingir o máximo de seu potencial, o apogeu. Dessa forma, não somente devem ser observadas as condições físicas do ambiente. Mas também, deve-se manter um calendário dedicado a observar a maturação de cada garrafa da adega.


Na adega da Anima Vinum, todos os vinhos estão armazenados nas melhores condições, então, caso tudo isso seja muito trabalhoso, caro ou desnecessário para você, vale lembrar que a Anima Vinum é uma grande adega compartilhada com todos seus cliente e amigos, os vinhos estão disponíveis sempre que desejar e entregamos bem rápido na sua casa.

Não deixe de conhecer a coleção de vinhos da Borgonha e Champagne da Anima Vinum. Voilá!

FILTROS DE BUSCA

  • TIPO

  • REGIÃO

  • PRODUTOR

  • UVA

  • SAFRA

  • ORDENAÇÃO

  • Limpar filtros