Segredos da Borgonha: o que faz da região o berço de grandes rótulos?

Segredos da Borgonha: o que faz da região o berço de grandes rótulos?

Embarque nessa viagem cheia de cultura, tradições e sabor para descobrir o que faz da Borgonha a região dos grandes vinhos.

 

A Borgonha, situada na região centro-leste francesa, é reconhecida mundialmente por especialistas e enófilos pelos soberbos vinhos produzidos. Interessante pontuar que, apesar de mundialmente reconhecidas pela qualidade, as plantações borgonhesas representam apenas 3% do território dos vinhedos do país. 

Os principais segredos principais estão no terroir de cada vinhedo único e da tradição centenária, que ainda hoje consiste em um trabalho artesanal que envolve cada garrafa. 

A peculiaridade de cada vinho mora na complexidade e a variedade de  aromas e sensações gustativas que podem ser obtidas a partir de uma única casta Pinot Noir (para os tintos) e Chardonnay (para os brancos). Esse, talvez, seja o ponto que mais desperta a curiosidade em apreciadores do mundo todo. E é também um dos grandes segredos da Borgonha que iremos explorar neste artigo.

Prepare-se para conhecer a tradição, cultura e técnicas que fazem dessa região uma referência mundial. Bem-vindo à Borgonha.

 

Terroir: o grande segredo da Bourgogne 

O terroir, ao contrário do que se costuma pensar, não faz referência somente ao clima. Ele engloba também muitos outros fatores, dentre os quais podemos destacar: o solo, a variedade de uva e, principalmente, a influência do homem sobre esse conjunto, o  que dá ao vinho a sua personalidade única. A Bourgogne se caracteriza por  parcelas de vinhedos chamados “Climats” que foram delimitadas há séculos ― e que até hoje preservam esses limites ― e que se distinguem, claramente, entre si. 

Vista de cima, a Borgonha é um lindo mosaico de terrenos, finamente delimitados. Cada um deles é um climat (também chamado de vinhedo ou Cru). É possível afirmar que nenhum climat é igual ao outro ou conseguirá produzir um vinho idêntico ao do seu vizinho. Por vezes, essa diversificação de características e notas pode ocorrer dentro de um mesmo vinhedo, em uma mesma safra. 

Isso acontece porque cada uma dessas parcelas têm características próprias: geografia, geologia, exposição solar e trabalho humano são apenas alguns dos fatores que as diferenciam. Todos esses fatores são responsáveis por conferir sensações e aromas que privilegiam o climat escolhido. Eles são tão importantes e complexos que, no ano de 2015, foram tombados como Patrimônio da Humanidade da Unesco.

 

Cultura, tradição e história: o savoir-faire borgonhês

Toda a singularidade dos vinhos borgonheses se deve às características únicas do solo e à tradição do cultivo, que remonta a chegada dos romanos na região. A viticultura já existia no local desde o século I, mas foi a interferência romana e a dedicação dos monges que aprimorou a qualidade e as técnicas de produção. 

Entretanto, é impossível falar na tradição vinícola da Borgonha sem citar os monges  cistercienses ― também conhecidos como monges brancos, devido à cor do hábito. Acredita-se, inclusive, que foram eles os criadores do conceito de terroir para designar a trama de fatores que confere a singularidade da produção.

Foram esses monges, na Alta Idade Média, que se dedicaram a desvendar os mistérios do solo borgonhês. Com esse estudo, dedicação à viticultura e a paciência que uma boa safra exige, identificaram os terrenos mais privilegiados e os cercaram com muros de pedra. A essas demarcações foi dado o nome de Clos. Os cistercienses construíam essas cercas em torno dos espaços por dois motivos: o primeiro é que acreditavam que aquele seria um solo especial; o segundo, mais prático, era evitar a invasão de animais nas propriedades.

 

Pinot Noir e Chardonnay:  uvas rainhas no próprio berço, responsáveis pelos melhores vinhos do mundo

Embora outras uvas também façam parte do cenário, a Pinot Noir e a Chardonnay se destacam quando o assunto é o frescor e singularidade dos vinhos os quais dão origem. Mas o que faz com que o cultivo dessas uvas em solo borgonhês produza rótulos tão extraordinários? Mais uma vez, o terroir da região é o grande mestre por trás de tanta harmonia.

Em relação à Pinot Noir, a geografia do lugar permite o desenvolvimento das videiras em todo seu esplendor e é aqui que essa variedade tem a sua origem.  A Bourgogne oferece o clima ameno que a uva precisa para atingir sua excelência. De todo modo, as mudanças climáticas podem interferir no processo de maturação da fruta. Entretanto, o que parece ser uma adversidade, nas mãos hábeis dos produtores se transforma na possibilidade de oferecer, todos os anos, vinhos frescos, aromáticos e únicos.

Por ser a Pinot Noir uma uva que absorve e transforma nos mínimos detalhes os componentes orgânicos do solo, ela nos presenteia com obras de arte diferentes para cada uma das parcelas de terreno. Aqui está um dos grandes segredos da região e a explicação da diversidade de cada vinho.

Por sua vez, a Chardonnay também encontra nesse distinto território as condições perfeitas para a produção dos vinhos brancos que encantam apreciadores do mundo todo. Mesmo sendo uma uva facilmente adaptável e produzida em muito lugares, é apenas na Borgonha que ela revela toda sua majestade, também porque é daqui que ela é originária. O segredo? O solo de calcário argiloso que não pode ser replicado em nenhum outro lugar no mundo, que faz dessa a uva mais cultivada na França (48% das plantações dedicam-se à “rainha das uvas brancas”).

Como você pôde perceber, uma série de fatores contribuem para que a Borgonha se destaque na produção de rótulos exclusivos e apreciados no mundo todo. Esse terroir envolve desde os aspectos básicos, como clima e solo, e se complementa com as mãos dedicadas de centenas de pequenos produtores. Cada um, à sua maneira e técnica, consegue extrair uma infinidade de sensações, sabores e aromas, o que faz dessa região uma rica fonte de experiências e novidades.

A Anima Vinum tem uma seleção de vinhos feita para todos que amam o sabor  da Borgonha. Acesse e leve essa experiência para a sua taça.

FILTROS DE BUSCA